domingo, 10 de outubro de 2010

Sugestão de atividade com jornal: “Tirinhas”

Assunto: Tirinhas
Tema Transversal: Ética
Áreas do Conhecimento: Língua Portuguesa e Educação artística.
Matéria: “Tiras – MUTTS” 

PROPOSTAS DE ATIVIDADES:
  • Distribuir jornais para os alunos e pedir que eles localizem as TIRAS do jornal.
  • Fazer um levantamento sobre quais as tirinhas de jornais que os alunos conhecem.
  • Pedir que os alunos leiam a tirinha sugerida
  • Perguntar sobre qual tema é abordado na tirinha sugerida.
  • Pedir que os alunos continuem a história da tirinha
  • Propiciar a socialização dos trabalhos entre os colegas de sala
  • Fazer os alunos perceberem que para se fazer a estrutura da tirinha é preciso utilizar algumas formas geométricas como o quadrado e o retângulo.
  • Questioná-los sobre as características contidas em cada forma geométrica
  • Fazer um mural para expor os trabalhos na sala de aula.
DICAS E SUGESTÕES
Pode ser feito, também, com os alunos um trabalho retirando as falas das tirinhas e pedindo para eles contem a história olhando para as imagens. Depois observar a história deles e a original.
É possível se trabalhar gêneros textuais através deste trabalho sugerido.
A produção da tirinha pode possuir qualquer tema, desde que tenha um cunho reflexivo, abordando questões do cotidiano, do país e do mundo porque está é a proposta da tirinha de jornal. Por exemplo: o meio ambiente e os cuidados para preservá-lo.
Lembre-se: para elaboração da tirinha é preciso da definição do tema. Depois a criação do roteiro: É uma história curta, com um, dois, três no máximo quatro quadrinhos, é preciso ter no mínimo um ou dois personagens.

Fonte: Jornal A Tarde, 08 de Outubro de 2010. Segundo Caderno, p. 6. Salvador/Ba. (Disponível aqui)

Plano de Aula - 1ª série do Ensino Médio

Disciplina: Química
Conteúdo: Estrutura Atômica
Autora: Soraia Oliveira


Justificativa e Descrição do projeto:

Alimento
[1] é definido como tudo aquilo que, quando ingerido, serve para nutrir os tecidos e para produzir calor. Os alimentos são fontes de nutrientes essenciais para a vida. Sendo que nutrientes são substâncias químicas presentes nos alimentos. Uma das funções dos nutrientes é fornecer calor, ou seja, a energia necessária para os diversos processos que ocorrem no organismo humano. Compreender onde os nutrientes são encontrados, quais nutrientes são fornecedores de energia.


O hábito alimentar[2] é um aspecto marcante no estabelecimento de diferenças e semelhanças culturais entre os povos. Esse padrão está relacionado aos recursos ambientais e econômicos, mas também aos nutrientes. A permanência de certos hábitos alimentares é cultural, aprendida e transmitida nos núcleos familiares e nas comunidades, ambiente que hoje recebe grande influência da mídia e da agroindústria.
A escolha e o consumo de um alimento, não é só o valor nutritivo que deve ser considerado. É muito importante observar as condições de higiene em que ele se encontra. Caso contrário, o alimento pode contribuir para o aparecimento de doenças ou até mesmo levar a morte. Muitas são as recomendações adotadas antes de consumir um alimento dentre estas se podem citar: lavar muito bem as verduras, legumes e frutas, usando gotas de água sanitária e água corrente, se possível filtrada ou fervida.


Sabendo que os hábitos alimentares são de fundamental importância para uma vida saudável e através do estudo desse tema torna possível adquirir conhecimento sobre o que ingerimos para poder fazer a opção correta. E que compreender a importância da higienização (limpeza e desinfecção) dos alimentos também é fundamental. Sendo assim esse projeto tem os seguintes objetivos gerais: compreender a química como uma ciência experimental; caracterizar os alimentos como fonte de nutrientes, por meio da análise dos rótulos alimentícios; identificar os produtos e materiais utilizados na limpeza e na desinfecção diariamente; além de proporcionar o exercício pleno da cidadania.
Conceitos Principais:


  • Matéria, energia, material, substância, átomos, moléculas, elementos, substâncias (simples e compostas), limpeza, beleza, domissanitários, reações químicas.
Objetivos Específicos/Competências em Química:

  • Compreender símbolos, códigos, e nomenclatura própria da Química e da tecnologia química através da interpretação de símbolos e termos em rótulos de produtos de limpeza.
  • Ler e interpretar informações e dados apresentados com diferentes formas de linguagens ou formas de representação, por exemplo, gráfico e equações.
  • Analisar e interpretar diferentes tipos de textos científicos e tecnológicos.
  • Consultar e pesquisar diferentes fontes de informação, por exemplo, a internet.
  • Reconhecer o papel do conhecimento químico no desenvolvimento tecnológico na fabricação de produtos limpeza.
  • Reconhecer as responsabilidades sociais decorrentes da aquisição de conhecimento na defesa da qualidade de vida e dos direitos do consumidor; por exemplo, para notificar órgãos responsáveis diante de ações como fraudes em produtos alimentícios.
[1] VIVEIROS, Adelaíde. M. V. ; CEDRAZ, José P. L. . Alimentos: química para a vida. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
[2] http://revistaescola.abril.com.br/online/planosdeaula/ensino-fundamental2/PlanoAula_278608.shtml


Licença Creative Commons
Planos de Aula da 1ª série - EM de Soraia J. Oliveira é licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike.
Based on a work at aprenderquimica.blogspot.com.

Projeto Interdisciplinar sobre Café


Produção de Audiovisual: Compartilhando Conhecimento
2ª Atividade da 4ª etapa do Módulo Vídeo - Turma PAVNTE01
Projeto Voz e Vez da minha Turma
Professoras: Eurivaldina Dantas e Sandra Cedraz
Cursista: Soraia Jesus de Oliveira

Tema: Café.

Público-alvo: 3ª série do ensino médio.

Introdução:

Mundialmente milhões de pessoas iniciam seu dia com uma xícara de café. O odor, o sabor, a cafeína está presente na nossa vida moderna e faz parte da nossa cultura.
O café é um produto de destaque no comércio mundial, tendo grande importância em termos políticos e econômicos para vários países em desenvolvimento. O Brasil é o país que detém a maior parcela da produção de café no mundo . De acordo com a ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), o Brasil exporta para diversos países entre eles podemos citar a Alemanha, que é também a maior compradora do café verde (em grãos) brasileiro. Importa o melhor café do mundo, agrega valor ao produto, torrando e moendo os grãos e vende para países da Europa, Ásia, África, América do Norte, dentre outros.
No Brasil, o café possui uma representatividade em termos de produção, o qual pode ser constado pelas diversas pesquisas que têm sido realizadas avaliando o consumo de café e sua repercussão na saúde da população brasileira .
O consumo do café traz diversos benefícios, sendo assim em 2007 foi lançado o projeto "Café na merenda, saúde na escola", em uma escola municipal de Juiz de Fora-MG. O projeto interdisciplinar sobre café tem como objetivo auxiliar na disseminação de hábitos de alimentação saudáveis junto aos jovens, além de destacar as propriedades do consumo moderado do café para saúde, divulgando seus benefícios à atividade intelectual, ao aprendizado escolar e à prevenção de doenças .
Com o projeto interdisciplinar no tema café é possível trabalhar conteúdos de história, matemática, química, biologia, e outras matérias, ou seja, promover a integração de todas as séries do Ensino Médio. Para atingir o objetivo proposto por este projeto, necessita-se desenvolver conteúdos programáticos contextualizando com o tema café. A abordagem de temas contextualizados contribui para a qualidade de ensino e servem de fonte de estudo de diversas disciplinas.
Diversas atividades podem ser desenvolvidas para atingir o objetivo proposto como a construção e cartazes pelos alunos, realização de uma apresentação sobre o tema envolvendo os aspectos históricos, geográficos e culturais, o desenvolvimento de poemas baseados na época dos Barões do Café, a realização de café típico de cada país, organizado e preparado pelos alunos, dentre outros. Para finalizar o trabalho proposto nada melhor que um café cultural e com uma lembrança confeccionada pelos educandos.
Com o objetivo estimular a utilização de novas tecnologias de modo a favorecer a socialização do trabalho desenvolvido uma das etapas do projeto é a produção e publicação de um vídeo sobre o tema café. O projeto será desenvolvido em uma unidade e o material necessaário será: Email, Grupo virtual, Blog, Pendrive, TV pendrive, Câmera digital, ipod, celular com câmera e computador com programa de edição de vídeo e acesso a internet.

Metodologia:

1º. Formação de grupo com seis componentes.

Cada equipe deverá ser formada de historiador, geógrafo, médico, nutricionista, cientista (físico ou químico) e poeta. O obbjetivo é que cada aluno pesquise um sub-tema relacionado a cada disciplina.

2º. Escolha dos sub-temas

Cada equipe deverá buscar nos sites sugeridos ou outras fontes o conteúdo a ser desenvolvido no trabalho. Esses sites serão sugeridos por trocas de e-mails em grupos virtuais e as escolhas de cada equipe também serão postadas no grupo o qual será socializado por todos.
O tema da pesquisa é café, mas o título do vídeo cada equipe irá determinar.

3º. Elaboração e produção de vídeo

O programa sugerido para produzir o vídeo é o movie maker e os imagens poderão ser obtidas com o uso de celular ou em uma câmera digital

4º. Publicação e socialização do vídeo

O vídeo produzido por equipe deverá ser publicado em um site que hospede e socializado em blog colaborativo por cada equipe.

Avaliação:

A equipe será avaliada durante todo o processo de ensino-aprendizagem, considerando a participação no desenvolvimento das atividades, a seleção e abordagem de itens importantes sobre o tema, a exposição de idéias no vídeo considerando os aspectos sociais, econômicos, culturais e ambientais.


Licença Creative Commons
Projeto Interdisciplinar sobre Café de Soraia J. Oliveira é licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike.
Based on a work at aprenderquimica.blogspot.com.

Projeto sobre o uso de Podcast na Educação

O agronegócio Café e o uso do Podcast
Tema: Café.
Público-alvo: 3ª série do ensino médio.
Disciplinas: todas as disciplinas.
Objetivo Geral: Estimular a utilização de novas tecnologias através da produção de um podcast visando à integração de diversas disciplinas.
Duração: uma (01) unidade.
Material necessário: Email, Grupo virtual, Blog, Pendrive, TV pendrive ou Aparelho de som, ipod, celular com mp3 e computador com programa de edição de aúdio e acesso a internet.
Metodologia:
1º.  Formação de grupo com seis componentes.
Cada equipe deverá ser formada de historiador, geógrafo, médico, nutricionista, cientista (físico ou químico) e poeta. Objetivo é que cada aluno pesquisa um sub-tema relacionado a cada disciplina
2º. Escolha dos sub-temas
Cada equipe deverá buscar nos sites sugeridos ou outras fontes o conteúdo a ser desenvolvido no trabalho. Esses sites serão sugeridos por trocas de e-mails em grupos virtual e as escolhas de cada equipe também serão postadas no grupo o qual será socializado por todos.
O tema da pesquisa é café, mas o título do podcast cada equipe irá determinar.
3º. Elaboração e produção de podcast
O programa sugerido para produzir o podcast é o audacity e o aúdio poderá ser gravado no audacity ou em um gravador de áudio (por exemplo, mp3)
4º. Publicação e socialização do podcast
O podcast produzido por equipo deverá ser publicado em um site que hospede e socializado em blog colaborativo por cada equipe.
Licença Creative Commons
O agronegócio Café e o uso do Podcast by Soraia J. Oliveira is licensed under a Creative Commons Atribuição License.
Based on a work at aprenderquimica.blogspot.com.

Vídeo "TICs-tac" Desperte para o novo!



Este vídeo foi produzido pelos alunos Adson Moradillo, Lourenço Junior, Soraia Jesus, Patrícia Gomes, Jorge Serva e Gislahélcia Melo, que tem o objetivo de mostrar a importância da Tecnologia (TIC) como uma proposta de mudança da metodologia, visando uma aula mais atraente, informativa e formativa dos nossos estudantes.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=VByhVPfh2A0