domingo, 10 de outubro de 2010

Projeto Interdisciplinar sobre Café


Produção de Audiovisual: Compartilhando Conhecimento
2ª Atividade da 4ª etapa do Módulo Vídeo - Turma PAVNTE01
Projeto Voz e Vez da minha Turma
Professoras: Eurivaldina Dantas e Sandra Cedraz
Cursista: Soraia Jesus de Oliveira

Tema: Café.

Público-alvo: 3ª série do ensino médio.

Introdução:

Mundialmente milhões de pessoas iniciam seu dia com uma xícara de café. O odor, o sabor, a cafeína está presente na nossa vida moderna e faz parte da nossa cultura.
O café é um produto de destaque no comércio mundial, tendo grande importância em termos políticos e econômicos para vários países em desenvolvimento. O Brasil é o país que detém a maior parcela da produção de café no mundo . De acordo com a ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), o Brasil exporta para diversos países entre eles podemos citar a Alemanha, que é também a maior compradora do café verde (em grãos) brasileiro. Importa o melhor café do mundo, agrega valor ao produto, torrando e moendo os grãos e vende para países da Europa, Ásia, África, América do Norte, dentre outros.
No Brasil, o café possui uma representatividade em termos de produção, o qual pode ser constado pelas diversas pesquisas que têm sido realizadas avaliando o consumo de café e sua repercussão na saúde da população brasileira .
O consumo do café traz diversos benefícios, sendo assim em 2007 foi lançado o projeto "Café na merenda, saúde na escola", em uma escola municipal de Juiz de Fora-MG. O projeto interdisciplinar sobre café tem como objetivo auxiliar na disseminação de hábitos de alimentação saudáveis junto aos jovens, além de destacar as propriedades do consumo moderado do café para saúde, divulgando seus benefícios à atividade intelectual, ao aprendizado escolar e à prevenção de doenças .
Com o projeto interdisciplinar no tema café é possível trabalhar conteúdos de história, matemática, química, biologia, e outras matérias, ou seja, promover a integração de todas as séries do Ensino Médio. Para atingir o objetivo proposto por este projeto, necessita-se desenvolver conteúdos programáticos contextualizando com o tema café. A abordagem de temas contextualizados contribui para a qualidade de ensino e servem de fonte de estudo de diversas disciplinas.
Diversas atividades podem ser desenvolvidas para atingir o objetivo proposto como a construção e cartazes pelos alunos, realização de uma apresentação sobre o tema envolvendo os aspectos históricos, geográficos e culturais, o desenvolvimento de poemas baseados na época dos Barões do Café, a realização de café típico de cada país, organizado e preparado pelos alunos, dentre outros. Para finalizar o trabalho proposto nada melhor que um café cultural e com uma lembrança confeccionada pelos educandos.
Com o objetivo estimular a utilização de novas tecnologias de modo a favorecer a socialização do trabalho desenvolvido uma das etapas do projeto é a produção e publicação de um vídeo sobre o tema café. O projeto será desenvolvido em uma unidade e o material necessaário será: Email, Grupo virtual, Blog, Pendrive, TV pendrive, Câmera digital, ipod, celular com câmera e computador com programa de edição de vídeo e acesso a internet.

Metodologia:

1º. Formação de grupo com seis componentes.

Cada equipe deverá ser formada de historiador, geógrafo, médico, nutricionista, cientista (físico ou químico) e poeta. O obbjetivo é que cada aluno pesquise um sub-tema relacionado a cada disciplina.

2º. Escolha dos sub-temas

Cada equipe deverá buscar nos sites sugeridos ou outras fontes o conteúdo a ser desenvolvido no trabalho. Esses sites serão sugeridos por trocas de e-mails em grupos virtuais e as escolhas de cada equipe também serão postadas no grupo o qual será socializado por todos.
O tema da pesquisa é café, mas o título do vídeo cada equipe irá determinar.

3º. Elaboração e produção de vídeo

O programa sugerido para produzir o vídeo é o movie maker e os imagens poderão ser obtidas com o uso de celular ou em uma câmera digital

4º. Publicação e socialização do vídeo

O vídeo produzido por equipe deverá ser publicado em um site que hospede e socializado em blog colaborativo por cada equipe.

Avaliação:

A equipe será avaliada durante todo o processo de ensino-aprendizagem, considerando a participação no desenvolvimento das atividades, a seleção e abordagem de itens importantes sobre o tema, a exposição de idéias no vídeo considerando os aspectos sociais, econômicos, culturais e ambientais.


Licença Creative Commons
Projeto Interdisciplinar sobre Café de Soraia J. Oliveira é licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike.
Based on a work at aprenderquimica.blogspot.com.

Nenhum comentário: