segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Convite para fazer parte do PRAL - Convite para Professor

Olá,
Você foi convidado para fazer parte do PRAL (Professor/Aluno).
O PRAL é o portal de relacionamento educacional que facilita a vida dos professores e estudantes, que podem interagir por meio das ferramentas que oferecemos. Para criar gratuitamente sua conta, clique no link abaixo:
http://www.pral.com.br/CadastroProf.pral?cod=8LOAE847F70SD51
Atenciosamente,
PRAL - facilitando a interação entre alunos e professores.
www.pral.com.br

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Plano de Aulas - 3ª série do EM

Resgatando o passado explicando o presente
A história das bonecas, por Maria das Graças dos Santos – Maio/2007

A história real das bonecas

Os plásticos sofreram expressivo avanço tecnológico, sendo reconhecido atualmente como os materiais mais versáteis e baratos. Atualmente é quase impossível pensarmos em alguns objetos, em escala comercial, constituídos por outros materiais que não o plástico (imagine, por exemplo, uma caixa de televisão de madeira, um painel de carro de aço, ou uma boneca de louça). No caso das bonecas os componentes plásticos possibilitaram mais beleza, diminuição do peso, maior flexibilidade, podendo ter o molde que represente a sociedade atual. Vejamos um pouco a história da evolução das bonecas acompanhando a pesquisa realizada pela Wikipédia.
As bonecas existem há milhares de anos, desde os tempos das cavernas. E, no começo de sua história, elas não serviam para brincar. Tinham, quase sempre, uma função religiosa, só podendo ser manuseadas por sacerdotes e curandeiros. Da civilização babilônica conhece-se uma boneca com braços articulados feita em alabastro. Em túmulos de crianças do Antigo Egito, datáveis do período situado entre 3000 e 2000 a.C., foram encontradas bonecas de madeira com uma forma que se assemelha a uma espátula, possuindo uma cabeleira farta, sendo os cabelos feitos com fios de barro. Também se conhecem bonecas mais sofisticadas, com braços e pernas articuladas e com roupas.
Os estudiosos dividem-se quanto a que sentido atribuir à presença destes objetos nos túmulo; para alguns serviriam para que a criança brincasse com eles no mundo do Além, enquanto que outros autores argumentam que estes objectos teriam um carácter mágico, tendo sido ali colocados para trabalharem para o defunto na outra vida. Na localidade de Kahun foi encontrado aquilo que se julga ser um atelier de criação de bonecas. A prática de colocar bonecas nos túmulos das crianças também existiu na Grécia e Roma antigas. Na Grécia Antiga, fazia parte dos rituais que antecediam o casamento a entrega por parte da noiva à deusa Ártemis das suas bonecas e de outros brinquedos, simbolizando o fim da infância. Prática semelhante existia em Roma.
A criação de bonecas com objectivos comerciais estruturou-se na Alemanha doséculo XV, nas localidades de Nuremberga, Augsburgo e Sonneberg, onde nasceram os Dochenmacher (fabricadores de bonecas). Foi também na Alemanha que se criaram as casas de bonecas. Paris, na mesma época que na Alemanha, também começou a firmar-se como centro de fabricação de bonecas. Nesta época, elas reproduziam o aspecto das mulheres locais e os materiais empregues eram a terracota, a madeira e o alabastro.No século XVII, apareceram na Holanda bonecas com olhos de vidro e bonecas com perucas feitas de cabelo humano.
A época de maior esplendor na fabricação de bonecas aconteceu do século XIX até o início do século XX. Naquele tempo, as bonecas eram feitas principalmente para os adultos, pois reproduziam fielmente as figuras da corte e da sociedade. As peças eram geralmente feitas de madeira, com rosto de porcelana, e vestidas com trajes de época. Como eram um produto voltado às classes mais abastadas, não tardaram a surgir roupinhas feitas por grandes costureiros e pessoas interessadas na fabricação artesanal. Em finais do
século XIX, Thomas Edison criou a ideia de uma boneca falante, que seria aproveitada por vários fabricantes para criar bonecas que recitavam orações ou cantavam.Com o advento do cinema e desenvolvimento do desenho animado, bem como com a popularização da televisão, no século XX, pessoas e personagens passaram quase que obrigatoriamente a ter seus equivalentes em forma de boneca.
Alguns materiais dão características peculiares às bonecas, criando um estilo singular:

  • Bonecas de madeira
    Remontam ao tempos primitivos; algumas são peças de arte popular, altamente esculpidas, em tília americana ou européia.

  • Bonecas de metal
    Podem ser inteiramente de metal, como prata, estanho e bronze, ou ter somente
    a cabeça de metal. Os Estados Unidos e a Alemanha produziram a maior parte das
    bonecas de metal, começando em meados da década de 1800.

  • Boneca de papel
    Caracterizam-se por serem figuras de papel que são recortadas, com roupas e acessórios cortados separadamente.

  • Boneca de papel machê
    São feitas de uma mistura de papel rasgado ou esmigalhado, cola e água ganhando assim dureza e resistência, o que confere grande durabilidade ao material.

  • Boneca de porcelana
    As bonecas de porcelana mais finas são feitas pela queima de argila pura e a translucidez do material torna-as mais elegantes.

  • Bonecas biscuit
    São feitas de porcelana branca e fosca, duas vezes cozidas, e que na cor e no aspecto imitam o mármore branco.

  • Boneca de pano
    Muitas bonecas de pano têm os rostos de pano achatados e com traços pintados, roupas feitas à mão e perucas feitas de fios.

  • Boneca de plástico duro
    São feitas de plástico duro pintado com o tom da pele e tendem a ter traços nítidos, mais definidos. Eram muito populares entre 1940 e 1950.

  • Boneca de vinil
    A maior parte das bonecas produzidas em grande escala atualmente são feitas de vinil, um plástico macio. A campeã de vendas e a boneca barbie, produzida pela Mattel em 1959. A 48 anos ela reina absolutamente entre as celebridades e é a boneca mais conhecida no mundo.

Música Barbie girl

- Hi, Barbie!
- Hi, Ken!
- You wanna go for a ride?
- Sure, Ken!
- Jump in!

I'm a Barbie Girl in a Barbie World
Life in plastic, it's fantastic
You can brush my hair, undress me everywhere
Imagination, life is your creation

Come on Barbie, let's go party!...

ACQUA, BARBIE GIRL. UNIVERSAL MUSICPUBLISHING E WARNER CHAPPELL, 1997.

Vídeo da Música Barbie girl: http://www.youtube.com/watch?v=zEzh10_xoqw.

Letra da Música Barbie girl: http://letras.terra.com.br/aqua/1815

­Proposta de Ensino- Aula interdisciplinar entre inglês e química com possibilidade de agregar outras disciplina em forma de projeto.
­Objetivo- Introduzir o estudo polimeros por meio de uma abordagem temática sobre o mundo dos plasticos, resgatando a história das bonecas.
­Conteúdos disciplinares de quimica- Materiais, propriedades fisicas, plásticos e polimeros.
­Conteúdos disciplinares de inglês- Tradução e interpretação de texto.

1. Leitura do texto “A história das bonecas” e com ajuda do professor de inglês faça a tradução e interpretação da letra da música “Barbie girls”.
2. Escreva em seu caderno o que você entendeu dessa letra, e discuta a sua interpretação com seus colegas
3. Pesquise junto a seus pais ou avós quais materiais foram substituidos pelo plástico. Utilize a lista dos materiais plásticos de sua casa como ponto de partida para a pesquisa. Perqunte a eles se a substituição foi vantagosa e como eram os produtos com os antigos materiais. Procure saber como se deu a evolução dos materiais sinteticos a sua volta.
4. Em classe, exponha as respostas mais curiosas.
5. Promova um debate sobre a necessidade e a vantagem ou (desvantagem) do progresso tecnológico.
6. Observando as propriedades fisicas dos materiais- Selecione alguns materiais plásticos e observe o comportamento desses materiais frente ao calor. Identificando a ocorrência ou não da fusão.Verifique também a flexibilidade e a resistência a tração.
7. Aula expositiva sobre polimeros.


Avaliação –Relatório da etapa 6, debate e avaliação escrita .

Referencias bibliograficas

Biblioteca digital

 

 

Uma biblioteca digital, desenvolvida em software livre, disponibilizada pelo Ministério da Educação no site: www.dominiopublico.gov.br

 

Revista Super interessante (EDIÇÕES 1988 a 2006)

Os editores da Revista Super interessante, liberaram, para leitura e consulta, o conteúdo das edições de 1988 a 2006.

É uma rica fonte de material de pesquisa  para trabalhos escolares.

http://super.abril.com.br/super2/superarquivo

Em dia com as Ciências Naturais - Edição para o professor - Junho

O boletim Em dia com as Ciências Naturais é uma publicação mensal do professor Eduardo Canto. É disponibilizado em formato pdf e trata de assuntos do interesse dos professores de Ciências do Ensino Fundamental II.

· Número 3:
Por que a febre dá calafrios?
Como os anti-térmicos combatem a febre?

· Número 2:
Como o corpo controla a própria temperatura?

· Número 1:
Por que o pólen adere à abelha? E por que ele salta para o estigma?

Fonte: www.moderna.com.br