quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Planos de Aula da 1ª série - EM

Disciplina: Química
Conteúdo: Estrutura Atômica
Autora: Soraia Oliveira


Justificativa e Descrição do projeto:

Alimento
[1] é definido como tudo aquilo que, quando ingerido, serve para nutrir os tecidos e para produzir calor. Os alimentos são fontes de nutrientes essenciais para a vida. Sendo que nutrientes são substâncias químicas presentes nos alimentos. Uma das funções dos nutrientes é fornecer calor, ou seja, a energia necessária para os diversos processos que ocorrem no organismo humano. Compreender onde os nutrientes são encontrados, quais nutrientes são fornecedores de energia.


O hábito alimentar[2] é um aspecto marcante no estabelecimento de diferenças e semelhanças culturais entre os povos. Esse padrão está relacionado aos recursos ambientais e econômicos, mas também aos nutrientes. A permanência de certos hábitos alimentares é cultural, aprendida e transmitida nos núcleos familiares e nas comunidades, ambiente que hoje recebe grande influência da mídia e da agroindústria.
A escolha e o consumo de um alimento, não é só o valor nutritivo que deve ser considerado. É muito importante observar as condições de higiene em que ele se encontra. Caso contrário, o alimento pode contribuir para o aparecimento de doenças ou até mesmo levar a morte. Muitas são as recomendações adotadas antes de consumir um alimento dentre estas se podem citar: lavar muito bem as verduras, legumes e frutas, usando gotas de água sanitária e água corrente, se possível filtrada ou fervida.


Sabendo que os hábitos alimentares são de fundamental importância para uma vida saudável e através do estudo desse tema torna possível adquirir conhecimento sobre o que ingerimos para poder fazer a opção correta. E que compreender a importância da higienização (limpeza e desinfecção) dos alimentos também é fundamental. Sendo assim esse projeto tem os seguintes objetivos gerais: compreender a química como uma ciência experimental; caracterizar os alimentos como fonte de nutrientes, por meio da análise dos rótulos alimentícios; identificar os produtos e materiais utilizados na limpeza e na desinfecção diariamente; além de proporcionar o exercício pleno da cidadania.
Conceitos Principais:


  • Matéria, energia, material, substância, átomos, moléculas, elementos, substâncias (simples e compostas), limpeza, beleza, domissanitários, reações químicas.
Objetivos Específicos/Competências em Química:

  • Compreender símbolos, códigos, e nomenclatura própria da Química e da tecnologia química através da interpretação de símbolos e termos em rótulos de produtos de limpeza.
  • Ler e interpretar informações e dados apresentados com diferentes formas de linguagens ou formas de representação, por exemplo, gráfico e equações.
  • Analisar e interpretar diferentes tipos de textos científicos e tecnológicos.
  • Consultar e pesquisar diferentes fontes de informação, por exemplo, a internet.
  • Reconhecer o papel do conhecimento químico no desenvolvimento tecnológico na fabricação de produtos limpeza.
  • Reconhecer as responsabilidades sociais decorrentes da aquisição de conhecimento na defesa da qualidade de vida e dos direitos do consumidor; por exemplo, para notificar órgãos responsáveis diante de ações como fraudes em produtos alimentícios.

[1] VIVEIROS, Adelaíde. M. V. ; CEDRAZ, José P. L. . Alimentos: química para a vida. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
[2] http://revistaescola.abril.com.br/online/planosdeaula/ensino-fundamental2/PlanoAula_278608.shtml










Licença Creative Commons
Planos de Aula da 1ª série - EM de Soraia J. Oliveira é licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike.
Based on a work at aprenderquimica.blogspot.com.

Nenhum comentário: